terça-feira

O não-fim de Game of Thrones

Esse fim de semana foram exibidos os dois últimos episódios da série Game of Thrones, pela HBO Brasil. Acompanhei a série tive a cabeça explodida várias vezes durante os dez episódios que foram exibidos, mas mesmo assim não senti uma sensação de conclusão ao final da temporada.
A grandiosidade da série escrita por George R. R. Martin está nas infintas tramas que ocorrem ao mesmo tempo, muitas vezes sem ligação explícita entre si. Enquanto a loura Daenerys Targaryen cavalga de um lado para o outro buscando retomar o trono de ferro, uma briga pelo poder ocorre entre as famílias de Tony Eddard Stark e Cersei Lannister. Dependendo do QI do expectador, fica complicado entender tantas histórias.

E o ritmo da história é muito bom, pois apesar das linhas paralelas, todas têm seus momentos de clímax. Seja o exércido do Norte marchando para a tomada da capital, a morte inesperada de Khal Drogo ou os Winter Walkers fazendo suas primeiras vítimas na muralha, os últimos capítulos são de prender a atenção initerruptamente.
Mas isso acaba... Por mais que minha cabeça tenha explodido mais uma vez quando surgiram dragões na história, que até então só foram mencionados como lendas, nenhuma das tramas teve um sentimento de conclusão. O exército não invadiu a cidade, os Targaryen não mostraram a que vieram e nenhum combate na muralha ocorreu de verdade.
Os combates foram outra frustração. Acostumado a ler os livros de Bernard Cornwell, todo filme épico com exércitos cria uma expectativa de combates fenomenais. Seja Senhor dos Anéis ou Coração Valente, já consegui muitas vezes ter essa visão em filmes. Com Robin Hood, isso foi frustrado. Com Game of Thrones, fiquei na vontade, pois os combates entre exércitos ficaram apenas em menções, mostrando apenas as cenas pós-batalha. Talvez seja uma falha do próprio autor, mas só posso afirmar isso após ler o livro.
E que venha a próxima temporada ou a leitura dos livros, o que eu tiver oportunidade primeiro.

Um comentário:

  1. O livro é muuito bom! Mas sim, todas as batalhas são descritas em no máximo 1 página. E mesmo quando as descrições duram mais tempo, eles levam para o lado psicológico da personagem que nomeia o capítulo. Mas mesmo assim, sabendo que a série consiste em 7 livros, o final deste livro foi muito bom!

    ResponderExcluir