terça-feira

A oposição é essencial ao desenvolvimento

lula-e-fhc Hoje no Twitter testemunhei uma interessante troca de idéias entre o @AntonioBander e o @brunofotografo. O assunto central era a crescente popularidade do Presidente Lula.

O Bruno, por ser de oposição, afirmou em seu blog que esse governo nunca seria unanimidade pois ele próprio não concorda com a administração. O máximo de aceitação seria 99.99995%, ou algo próximo disso.

Me sinto forçado a agradecer por existirem pessoas como o Bruno. Imagino o dia que um governo seja unânime e ninguém aponte os erros cometidos ou critique as atitudes. Bem dizia Nelson Rodrigues que "toda unanimidade é burra".

Sem querer traçar um paralelo ofensivo, a melhor forma de entender esse papel é voltar no tempo, mais precisamente pra Idade Média. Na época em que ninguém questionava o rei por medo de conhecer as masmorras, o Bobo da Corte era um cargo que fazia críticas e até mesmo ofensas para que o rei pudesse ver seus erros.

E são justamente essas críticas que nos permitem conhecer tantos atos da situação, oposição ou de alguns políticos isolados que transformaram o Senado Federal na instituição com o menor índice de aprovação do Brasil.

E enquanto vocês pensam no comentário, não estou falando de PT ou PSDB aqui, pois acredito que o PT teve a sua chance como oposição e trabalhou bem o suficiente para mudar o lado do jogo. Agora é saber trabalhar as críticas (construtivas) para melhorar a sua administração.

3 comentários:

  1. Nich

    concordo contigo. Temos que ter oposição. E o PT foi o exemplo de como se fazer oposição. Não era uma oposição do quanto pior melhor... e sim uma oposição propositiva.
    Agora, a gente vê ai PSDB, DEM e afins jogando contra o país, pelo simples fato de tentar desestabilizar o governo e voltar ao poder.
    Não apresentam proposta, são defensores da política do denuncismo barato...
    Ainda bem que Lula não é unanimidade... pois fica mais gostoso a vitória quando temos adversários..

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Sobre "oposição" e "situação", a verdade (ou não) é que no nosso país não se sabe fazer nem um, nem outro.

    O Lula enquanto oposição implodiria o Brasil se fosse necessário, apenas pra que ele chegasse ao poder. Porque ele acreditava - e ainda deve acreditar, mais de 80% da população também acredita - que tinha a fórmula do sucesso. Pra mim, tá bem claro que o Lula acredita que os fins justificam os meios. E o mais engraçado é que enquanto situação, ele se comporta como... oposição. É como se ele apontasse pro poder público e disesse: "Tá tudo errado.... mas... EU tô dando jeito nisso, meus companheiros!".

    Já o FHC, se comportou muito bem como situação, confortável até demais. Se acostumou com a oposição vazia que reclamava, reclamava e reclamava. Como era especialista em apagar incêndios, se tornou uma espécie de presidente-bombeiro. Nas horas vagas conseguia articular políticas econômicas que perduram (e claro, foram melhoradas) até hoje. Como oposição, um desastre. Deixou de falar a "língua do povo", a tal que Lula domina perfeitamente.

    Aliás... é difícil imaginar alguém que consiga fazer oposição no atual cenário político brasileiro. O Lula é um fenômeno popular, e apesar de denúncias, escândalos e afins, seu carisma, seu idioma (a tal língua do povo) e seu bolsa-família (herança maldita para os próximos presidentes por muito tempo) o sustentam como estandarte brasileiro, inclusive a nível internacional.

    ResponderExcluir
  3. e o fluminense?

    discutir politica eh tao dificil.
    A parada de oposiçao, eh muito necessaria, como jah bem mostrou Marx Tese + Antitese = Sintese. Acho que o governo Lula foi isso, uma sintese, ele nao manteve o radicalismo de enquanto oposiçao nem segue a mesma cartilha q o governo anterior.
    Eu nao sou pt, nem nada, mas tenho q assumir q prefiro o pt ao psdb. E quanto as criticas da oposiçao, eu nao vejo nada de critica construtiva da maneira leviana q acompanho, como antonio falou, me parece um denuncismo barato".
    E por outro lado tb acho que o lula esteja fora de qq partido, ele e um fenomeno, como disse o bruno. Ele independe de partido e mesmo com o monte de escandalo dentro do pt (por denuncismo ou nao) a imagem dele nao se abala, pq ele me parece maior q o pt.

    ResponderExcluir