terça-feira

Economize sem perceber

Todo mundo que conheço odeia receber moedas ou simplesmente andar com elas no bolso. Apesar de diminuir o uso delas por usar muito o cartão do banco, elas ainda são um mal necessário que pode ser muito bem utilizado pra fazer uma economia de vez em quando.

Ninguém sai de casa com moedas no bolso e por isso mesmo comecei com o hábito de ter um pote de vidro na sala da minha casa onde jogava todas as moedas que ficavam no meu bolso até o final do dia. É um pote pequeno, desses de bala, e que encheu rapidamente com o tempo. Algumas vezes, quando estava sem vale transporte, ainda surrupiava algumas moedas para pagar o ônibus. Mas o fluxo acabava sendo mais positivo que negativo.

O tempo passou e essa semana eu não consegui colocar a tampa para fechar o pote. Decidi então contar o dinheiro que juntei esses meses e ver se dava ao menos pra pagar o meu almoço de hoje. Só no início da contagem, separando as moedas de um real, vi que tinha juntado mais de 25 reais.

A contagem é simples mas trabalhosa. Primeiro eu separo todas as moedas por valor e até mesmo por tipo, mas isso já é frescura minha. Além de facilitar a contagem das moedas em casa, esse processo ajuda também o caixa do banco quando receber o montante. É muito mais fácil pra ele contar 37 moedas de 10 centavos que ficar fazendo soma de vários valores misturados.

Pra vocês terem uma idéia, a soma das moedas em um pote pequeno chegou próxima aos oitenta reais, o que me paga um jogo de computador. Pra algumas pessoas pode parecer pouco mesmo, mas imagine a lição de economia que isso é para uma criança. Ou mesmo marmanjos, como meu irmão, que escolhem potes com capacidade de 5 litros para guardar as moedas.

E pra garantir mesmo que vale a pena, faça uma conta rápida. Você recebe 20 centavos por dia de troco que acabam perdidos em alguma calça. No fim do ano, são mais ou menos 250 dias que você recebeu esse troco, então conseguiu juntar fácil 50 reais. Mas é claro que você chega a receber bem mais que isso!

Um comentário:

  1. Eu paguei a minha viagem pra Foz do Iguaçu com moedinha. e atualmente eu devo ter uns 300 reais jogados dentro do meu pote! heheheh
    Só tem é a preguiça de contar! :|

    ResponderExcluir