domingo

Dungeons e Dragons, primeiras impressões...

Enquanto a minha encomenda da Amazon não chega, aproveitei as fontes de informação não oficiais para ver as regras da 4ª edição e jogar um pouco com um grupo que arrumei aqui em Niterói. Não fiquem tristes crianças, dia 27 de setembro estou em Macaé para jogar com vocês.

Na verdade não houve aventura, foi só uma simulação de combate pra gente se acostumar com os powers e os outros recursos implementados nessa nova versão. No geral o combate ficou mais fácil, pois você joga menos dados e a maior parte das informações já estão na ficha do personagem, e mais difícil, pois o que vale agora é a estratégia e não a capacidade de bater dos jogadores.

Deixa eu explicar os mecanismos do joga a medida que vou dizendo o que achei de cada um deles:

Raças: Algumas novidades, como os Eladrins e os Dragonborns, cada um com seu poder. No final continua basicamente a mesma coisa...

Classes: Acabaram as classes desnecessárias, como o bardo, e as redundantes, como o bárbaro. Em contrapartida a classe de prestígio Warlord foi promovida a classe principal e surgiu o Warlock, um mago guerreiro.

Powers: É a mudança da versão. Agora cada classe tem uma lista de poderes que podem ser escolhidos quando se monta o personagem. Esse poderes podem ser "a vontade", use quantas vezes quiser, por encontro, diários ou utilitários. Isso fez com que a lista de magias e magias diárias acabasse, transformando todas as magias em powers. Como os jogadores possuem poucos powers durante o jogo, fica muito mais fácil gerenciar o que se pode ou não fazer. Eu poderia escrever um post só sobre isso, mas um lado ruim é que agora você pode errar os mísseis mágicos.

Action Points: É a parte roubada do jogo... Quando você acorda e a partir do segundo encontro diário você ganha um AP, mas só pode gastar um por encontro. Entre as coisas que você pode escolher quando gasta, está realizar mais uma ação padrão no seu turno, e isso significa que você pode usar mais de um power na mesma rodada. É muito divertido um ranger de primeiro nível fazendo 4 ataques em uma rodada.

Healing Surge: Morrer é quase impossível e curar não é só para os clérigos... Cada personagem possui uma habilidade chamada healing surge, que cura 1/4 dos pontos de vida automaticamente. Para ativar essa habilidade voce pode gastar um Second Wind (poder de uso por encontro) ou esperar algum paladino ou clérigo habilitar você a fazer isso.

E aí? Algum assunto que voces gostariam que eu escrevesse mais? Assim todo mundo começa a entender o sistema antes da gente jogar a sério...

Um comentário:

  1. Espero que essa edição finalmente tenha no livro dos monstros o "Killer Rabbit of Caerbannog"

    ResponderExcluir