Mostrando postagens com marcador Economia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Economia. Mostrar todas as postagens

terça-feira

Parece que o bobo sou eu...

wii-pirates

Já faz um tempo que venho tentanto me corrigir no que diz respeito a pirataria. Tirei alguns programas do computador, comprei o Office e passei a ouvir músicas pela Internet. Se estava acessível por um preço justo, eu preferia comprar.

E quando comprei meu Wii não foi diferente. Videogame bloqueado e ouvindo de todos os meus amigos que eu era ingênuo de pagar mais de 100 reais em um jogo quando nos camelôs se pagava apenas 10. Claro que procurei uma forma de pagar pouco pelos jogos. No início pedia a alguns amigos que viajavam para o exterior que trouxessem jogos pra mim. Depois fui procurar lojas que vendessem diretamente pro Brasil.

Uma loja na Inglaterra me chamou a atenção. Além do frete de 15 reais pra qualquer encomenda abaixo de 1kg, eu tinha indicação de amigos que já compravam lá. Fiz o meu pedido, paguei a taxa da Receita Federal de importação e recebi a surpresa da Nintendo. Na capa dos jogos uma enorme sigla indicava que eles só funcionava em sistemas PAL. Ou seja, meu console americano nem sequer toma conhecimento da mídia quando coloco pra rodar.

A princípio, a única solução pra eu jogar é a mais óbvia, desbloquear o Wii. Mas com isso corro o risco de fazer uma atualização sem querer e ganhar um peso de papel. Outra solução era usar um software que permite rodar qualquer jogo sem desbloqueios, mas pra isso eu teria que formatar o console, e voltar o firmaware a uma versão bem anterior a usada hoje em dia. Nenhuma das duas soluções valeria a pena!

Será que nesse mundo globalizado, onde países brigam pela queda de barreiras alfandegárias, a indústria do entretenimento ainda força essa divisão regional pensando apenas no lucro? Sim! E o bobo sou eu que decidiu jogar do lado deles...

Economize sem perceber

Todo mundo que conheço odeia receber moedas ou simplesmente andar com elas no bolso. Apesar de diminuir o uso delas por usar muito o cartão do banco, elas ainda são um mal necessário que pode ser muito bem utilizado pra fazer uma economia de vez em quando.

Ninguém sai de casa com moedas no bolso e por isso mesmo comecei com o hábito de ter um pote de vidro na sala da minha casa onde jogava todas as moedas que ficavam no meu bolso até o final do dia. É um pote pequeno, desses de bala, e que encheu rapidamente com o tempo. Algumas vezes, quando estava sem vale transporte, ainda surrupiava algumas moedas para pagar o ônibus. Mas o fluxo acabava sendo mais positivo que negativo.

O tempo passou e essa semana eu não consegui colocar a tampa para fechar o pote. Decidi então contar o dinheiro que juntei esses meses e ver se dava ao menos pra pagar o meu almoço de hoje. Só no início da contagem, separando as moedas de um real, vi que tinha juntado mais de 25 reais.

A contagem é simples mas trabalhosa. Primeiro eu separo todas as moedas por valor e até mesmo por tipo, mas isso já é frescura minha. Além de facilitar a contagem das moedas em casa, esse processo ajuda também o caixa do banco quando receber o montante. É muito mais fácil pra ele contar 37 moedas de 10 centavos que ficar fazendo soma de vários valores misturados.

Pra vocês terem uma idéia, a soma das moedas em um pote pequeno chegou próxima aos oitenta reais, o que me paga um jogo de computador. Pra algumas pessoas pode parecer pouco mesmo, mas imagine a lição de economia que isso é para uma criança. Ou mesmo marmanjos, como meu irmão, que escolhem potes com capacidade de 5 litros para guardar as moedas.

E pra garantir mesmo que vale a pena, faça uma conta rápida. Você recebe 20 centavos por dia de troco que acabam perdidos em alguma calça. No fim do ano, são mais ou menos 250 dias que você recebeu esse troco, então conseguiu juntar fácil 50 reais. Mas é claro que você chega a receber bem mais que isso!

sexta-feira

Eu apoio essa campanha…

Quem gosta de beber uma boa cerveja, sabe que o preço de uma Guiness ou qualquer cerveja importada é uma grande facada aqui no Brasil. Existem casos que nem Deus explica, onde o preço varia de 160 e 230 reais.

Pensando em nós, pobres bebedores, a modelo Jennifer Ellison lançou uma campanha pedindo a redução dos impostos das cervejas inglesas. Para divulgar a mobilização, lançou uma série de fotos na internet contracenando com torneiras, pinches e afins.

Algumas fotos estão excelentes até demais, com várias mensagens subliminares na campanha, mas isso deixo pra vocês entenderem como quiserem.

08914_Jennifer_Ellison_supports_Axe_The_Beer_Tax_Campaign-13_122_1141lo

Aproveitando a deixa, gostaria de convidar as modelos belgas, irlandesas, suecas para fazerem seus ensaios e nos enviarem. Mas a Suécia produz cerveja? Ficaremos muito felizes em divulgar seu trabalho e contribuir para a redução desses impostos abusivos sobre itens essenciais para a sobrevivência humana.

segunda-feira

Para o mundo!!

Alguem sabe me dizer o que houve com o valor das ações da Petrobrás? Entro no Yahoo e é esse o gráfico que aparece para mim. O valor final se repete no Banco do Brasil, na Bovespa e em vários sites de cotação. Só não consigo entender o que faria a cotação cair cerca de 50% em 1 dia.

PETR4_5Dias

Se você não consegue entender o gráfico, a linha azul mostra o valor das ações dia a dia, sendo que o último dia é hoje.

quinta-feira

Entenda o Mercado de Ações

Uma vez, num vilarejo, apareceu um homem anunciando aos aldeões que compraria macacos por $10 cada. Os aldeões sabendo que havia muitos macacos na região, foram à floresta e iniciaram a caça aos macacos.

O homem comprou centenas de macacos a $10 e então os aldeões diminuíram seu esforço na caça. Aí, o homem anunciou que agora pagaria $20 por cada macaco e os aldeões renovaram seus esforços e foram novamente à caça.

Logo, os macacos foram escasseando cada vez mais e os aldeões foram desistindo da busca. A oferta aumentou para $25 e a quantidade de macacos ficou tão pequena que já não havia mais interesse na caça. O homem então anunciou que agora compraria cada macaco por $50! Entretanto, como iria à cidade grande, deixaria seu assistente cuidando da compra dos macacos.

Na ausência do homem, seu assistente disse aos aldeões: "Olhe todos estes macacos na jaula que o homem comprou. Eu posso vender por $35 a vocês e quando o homem retornar da cidade, vocês podem vender-lhe por $50 cada."

Os aldeões, espertos, pegaram todas as suas economias e compraram todos os macacos do assistente. Eles nunca mais viram o homem ou seu assistente, somente macacos por todos os lados.

Agora você entendeu como funciona o mercado de ações?

sábado

Agora que meu fígado trava de vez...

Sempre ouvi falar que em time que está vencendo não se mexe. Mas e em time que está perdendo? Bom, ai você não cutuca que é pra não levantar o cheiro de podre. Pois bem... Nosso amigo Bill Gates, aquele do Windows e outros programas que nunca travam, resolveu enfim mudar para um ramo que nos agrada um pouco a mais.
Nas últimas semanas, o empresário comprou um lote da cervejaria FEMSA, do México. Se você não conhece a dita cuja, ela é responsável por produtos como a Kaiser, Sol, Bavária e outros produtos da qualidade Microsoft.
O que ele espera espera entrando nesse novo ramo de negócio eu não sei, mas as ações da cervejaria já aumentaram em 7.5% depois da aquisição do lote. O que pra ele é algo em torno de 21 milhoes de dolares em lucro sobre o dinheiro investido. Chato, né?
Mas e agora? Será que vamos beber Kaiser com gostinho de Windows? Meu fígado vai travar se eu experimentar? Prefiro continuar na minha Skol!

terça-feira

15% mais feliz!

Está em GRANDE destaque na mídia esses dias a PEC 517. A proposta diz que, perante a constituição, software é uma propriedade intelectual (óbvio) assim como livros e jornais. E o que eu tenho a ver com isso? Livros e jornais são isentos do pagamento de certos importos.
Assim, se minhas contas não estiverem erradas, o total de impostos que as empresas deixarão de pagar chegam ao montante de 15% do faturamento, sem contar os impostos sobre funcionários. Esse dinheiro a mais poderá ser investido de volta na empresa em cursos, infraestrutura, carros, bebibas, mulheres... Ops... Acho que me empolguei aqui!!
De qualquer forma, como eu tenho a minha modesta empresa de software, eu ficaria 15% mais feliz com a aprovação dessa medida e poderia até compartilhar essa felicidade com vocês, meus amigos. Então por que você não tira essa bunda da cadeira e liga pro seu deputado?? O Bander já ligou pro !