segunda-feira

Capitão América: O Primeiro Vingador


Aviso: Esse post contém spoilers sobre o filme. Leia por sua própria conta e risco.

Esse fim de semana minha namorada me levou para assistir o último filme da Marvel antes do lançamento de Vingadores, em 4 de maio de 2012. O Capitão América é um daqueles heróis icônicos, que representam mais uma idéia do que os problemas pessoais que tanto caracterizam outros heróis da editora.
Grande parte do filme se passa durante a Segunda Guerra Mundial e conta a história de como o jovem e magrelo Steve Rogers conseguiu ingressar nas forças armadas e no projeto do super soldado, que o transformou no super herói.
Pequenas alterações de roteiro também foram feitas para deixar a história mais realista. Uma delas foi o governo americano não deixaria seu único exemplar do programa do super soldado se aventurar contra os nazistas sem submetê-lo a experiências para tornar possível repetir o feito. Outra é o fato de se passarem mais de 60 anos entre a II Guerra e a data atual, o que faria com que personagens datados, como uma namorada, estivessem com 80 ou 90 anos.

Falando em personagens, o elenco está completo, com todas as referências que eu esperava. Começa por Bucky, que é colocado como um amigo de bairro dele e depois entra na história participando do Comando Selvagem. Esse mesmo Comando Selvagem já apresenta personagens como Dumdum Dunkan, que são membros de destaque na SHIELD, mas senti falta de um Nick Fury jovem. No lado maligno aparecem o cientista Dr. Zola, ainda de carne e osso, e o Caveira Vermelha como chefão final.
As pequenas referências que são feitas durante o filme me chamaram a atenção. A primeira delas, logo no início do filme, mostra o que pode ser o corpo do Tocha Humana original, na Feira Mundial em Nova York. A seguir, quando surge o Dr. Zola, seu rosto aparece por trás de uma lente de aumento, o que nos faz lembrar do corpo cibernético que ele usa nos quadrinhos. Outro fato ocorre com a suporta morte de Bucky, que cai nos Alpes e ninguém se dá ao trabalho de buscar o corpo. Será que ele pode aparecer futuramente como o Soldado Invernal?
Mas se o filme correu bem, o final foi num ritmo bem estranho, parecendo ter algumas paradas. O esperado combate final entre o Capitão América e o Caveira Vermelha acaba de repente e sem mérito nenhum ao herói, depois uma lenga-lenga amorosa que tem por desfecho o que vemos no início do filme, o avião caído no gelo e o despertar dele hoje em dia.
Como todo filme da Marvel, o esperado pós-créditos apresenta o primeiro trailer do filme dos Vingadores. Para as meninas que estavam esperando o momento de rever o exemplo de masculinidade nórdica, é um bom argumento para ficar um pouco mais no cinema e rever o Thor. Fora isso, nenhuma cena de corpo inteiro ou close da Viuva Negra, para nossa infelicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário