quarta-feira

Forçando a estatística

Eu não gosto das comédias nacionais. No geral, todas elas remetem aquele humor escrachado tipo Zorra Total que não me agrada nem um pouco. Até existem exceções, como Mothern, mas não são aproveitadas nem distribuidas ao grande público. Acontece que a mídia adora idolatrar os filmes nacionais e com isso até mesmo forma uma barra na hora de divulgar os resultados.

Lendo O Globo hoje, encontrei uma matéria dizendo que o filme Se Eu Fosse Você 2 foi o sucesso de bilheteria dessa semana, superando o filme Sim Senhor, com Jim Carrey. Até aí tudo bem, eu já estava quase parabenizando a produção por ter acertado a fórmula. Mas fui ver os números que era apresentados. O filme nacional foi exibido em 311 salas e arrecadou aproximadamente 2 milhões de reais. Já o importado, exibido em 151 salas (menos da metade), arrecadou os mesmos 2 milhões.

É ou não é forçar a barra dizer que o primeiro filme foi um sucesso? Mesmo com o dobro de salas em exibição ficar com o mesmo resultado financeiro de um filme com o Jim Carrey pra mim não é motivo nenhum pra se vangloriar. O filme precisaria fazer ao menos 3 milhões em bilheteria para se achar alguma coisa. Precisamos parar com essa mania de coitadinho e cobrar mais das nossas produções se quisermos comparar com as megaproduções (sem hífen mesmo) americanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário