quarta-feira

Utilidade Pública

PARA GELAR RÁPIDO A CERVEJA!!

Depois desta dica, não aceito mais beber cerveja quente. Preste atenção!!!


O carvão já está na churrasqueira e a galera chega com litros e mais litros de cerveja. Vergonhosamente quente. Como gelar a breja? Nós fomos buscar a ajuda do professor Cláudio Furukawa, do Instituto de Física da USP, para responder essa questão crucial.

Aliás, gelar é modo de dizer. 'A melhor temperatura para tomar a Pilsen, a mais comum por aqui, é de 2 a 4 graus. A -5 graus ninguém sente o gosto', afirma Fabiano Bellucci, beer sommelier do bar Frangó (São Paulo).
Gelo no isopor O método clássico é mais rápido que colocar a cerveja em uma geladeira e melhor que botar no freezer, já que no isopor ela não corre o risco de congelar. Para acelerar um pouco o processo, vale colocar um pouco de água. Outra dica: as latinhas resfriam mais rápido, mas também esquentam mais depois de abertas do que as garrafas long neck.

GELO, ÁLCOOL SAL E ÁGUA

Para cada saco de gelo, coloque dois litros de água, meio quilo de sal e meia garrafa de álcool. A água aumenta a superfície de contato, o sal reduz a temperatura de fusão do gelo (ele demora mais para derreter) e, por uma reação química, o álcool rouba calor. Os físicos chamam o líquido de 'mistura frigorífica'.
A mistura frigorífica é barata e a cerveja fica em ponto de bala em 3 minutos- não é nenhum sacrifício esperar, né? Um alerta: como a água fica muito fria, não é bom esquecer as latas e garrafas no isopor, porque depois de meia hora estarão tão estupidamente geladas que nem vai dar para sentir o gosto da bebida. Lembre-se também de lavar a latinha ao tirá-la da mistura.


* P.S. Enquanto um tenta explicar algo sério como a cerveja, outro vem falar no Paul, no Paulo, e afins... e eu lá quero saber de crise!?
aieahiehaiheiaheihae

Nenhum comentário:

Postar um comentário