quarta-feira

Da edição on-line do Globo de hoje(01/10)

Revista dá sugestões de 'investimento alternativo' para pacote de salvação de bancos dos EUA
Publicada em 01/10/2008 às 14h27mO Globo


BRASÍLIA - Refilmar "Batman - O Cavaleiro das Trevas" 3.800 vezes. Presentear cada americano com dez iPhones. Construir cem aceleradores de partículas iguais ao LHC, aquele que alguns temem que sugue o planeta para um buraco negro. São todos exemplos de coisas que poderiam ser feitas com os US$ 700 bilhões que o governo dos Estados Unidos quer usar para salvar as instituições financeiras do país, segundo uma bem-humorada lista produzida pelo blog de política da revista americana "Vanity Fair".
Segundo a revista, a idéia é mostrar os cálculos "antes que percamos de vista quanto (o dinheiro) na verdade representa". Uma olhada na lista torna impossível não entender pelo menos em parte a reação da Câmara dos Deputados americana de negar o pacote de George W. Bush.
Entre destinos úteis para a quantia multibilionária, o blog cita o pagamento total da dívida americana com Japão, Luxemburgo e Rússia. Ou o financiamento por dez anos do que é gasto hoje com ajuda humanitária internacional. O dinheiro também poderia ser usado para triplicar a renda do 1 bilhão de pessoas que hoje vivem com US$ 1 dólar por dia ou menos. A revista defende ainda o custeio de duas sessões semanais de psicoterapia para todos os americanos durante um ano.
No campo das idéias mais surreais, a revista sugere a compra do Iraque, do Afeganistão e da Suécia. Também propõe-se a compra de 4,5 toneladas de LSD. Enquanto refilmar a última aventura do homem-morcego quase quatro mil vezes é chamada de idéia "incrível", produzir 3.500 novas versões de "Titanic" é classificado como desperdício de dinheiro.
Outros destinos inúteis para a bolada são: enviar pelos Correios cinco rosas para cada pessoa do planeta, financiar as guerras no Iraque e no Afeganistão pelos próximos cinco anos e adquirir toda a indústria musical e editorial em sua totalidade.
Por último, se tudo der errado e a sociedade entrar em colapso, o blog sugere que os bilhões sejam usados para alimentar todo o americano com sopas enlatadas por dois anos ou para suprir com dois fuzis AK-47 cada cidadão, incluindo crianças. A lista pode ser lida na íntegra em http://www.vanityfair.com/online/politics/ (em inglês).

Um comentário: