segunda-feira

Eleições do Conselho Tutelar

Está acontecendo em Macaé mais e uma eleição para substituição dos Conselheiros Tutelares da cidade, dessa vez, para o triênio 2008-2010. E, o Grupo Escoteiro Macahé, que em 2004 indicou o meu nome para a eleição, e com sucesso teve um representante no Conselho Tutelar para esse triênio que se encerra, está indicando o nome do cidadão Fábio de Almeida Gonçalves para este pleito. Ele passou pelas fases anteriores (prova sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, Prova de Portugues e Conhecimentos Gerais e avaliação de documentos) e agora está apto a ser votado.

Fábio tem 23 anos, é macaense, filho de Antonio Carlos Gonçalves (Petroleiro) e Nelma de Almeida Gonçalves (professora de inglês da rede municipal e da rede estadual). Tem dois irmãos, um sou eu, que vos falo, Antonio Felipe Gonçalves, e o outro é Fabrício de Almeida Gonçalves, aluno de ciências bioógicas do Nupem/UFRJ.
Fábio foi escoteiro dos 10 aos 17 anos, se afastando quando precisou sair de Macaé para cursar a faculdade. Hoje, de volta a cidade, desempenha a sua profissão fisioterapeuta, com muita dedicação, sendo especializado em UTI Infantil. Além disso, Fábio continua seus estudos, estando prestes a concluir a pós em Gestão de SMS e está inscrito na Pós em Enfrentamento a Violência da Funemac. Durante o primeiro módulo do Programa Petrobras Jovem Aprendiz, Fábio atuou como professor de Cidadania e Ética para os jovens sob responsabilidade do Grupo Escoteiro.

Para quem não conhece, o Conselho Tutelar não é um órgão com ingerência de políticos. Ele foi criado pela lei federal 8069/90 que instituiu o Estatuto da Criança e do Adolescente. Ele é um órgão de ação, servindo de elo entre a população e o poder público. Para garantir uma maior participação popular, os seus membros são escolhidos em sistema de eleição, podendo participar todo o cidadão residente na cidade, com nível superior e que seja indicado por uma instituição que atue no defesa dos direitos das crianças e adolescentes.
O Conselho Tutelar é uma ferramenta importantíssima na garantia de um futuro melhor para as crianças e a adolescentes. E, é fundamental nossa participação e acompanhamento do trabalho dessas esferas públicas, exigindo uma atuação permanente, pois lamentávelmente, sabemos que têm falhas, pois alguns não são verdadeiramente envolvidos com a causa. Cabe ressaltar que os Conselheiros Tutelares recebem salário, e devem cumprir uma carga horária semanal de 30hs, além de plantões noturnos e nos finais de semana.

Bem, é difícil a gente falar de quem conhece, mas, esperamos poder contar com o apoio de vocês nessa empreitada.

Dia 3 de dezembro
Horário: das 9 às 17hs
Local: Colégio Estadual Matias Neto
Quem pode participar: Todos que tenham título de eleitor em Macaé
O que levar: Título de Eleitor e Carteira de identidade(ou outro documento com foto).
Candidato: Fábio de Almeida Gonçalves
Numero 12

Nenhum comentário:

Postar um comentário